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Telemarketing receptivo: dicas práticas

Telemarketing receptivo: dicas práticas

No post anterior demos algumas dicas para impulsionar as prospecções da sua empresa através da venda por telefone, conhecido como telemarketing ativo. Neste post, daremos uma dica prática para realizar corretamente o atendimento quando o seu cliente busca por seus serviços ou produtos através de um contato telefônico, situação que descreve um telemarketing receptivo.

Primeiramente é preciso ter em mente que que a ligação de um cliente é algo favorável: por um lado já existe uma intenção de compra, por outro, um ponto ou alguns pontos positivos fizeram com que o cliente optasse pela sua empresa na hora de selecionar um prestador de serviço. Uma vez tendo isso em mente é preciso garantir que o prospect finalize a chamada retirando todas as suas dúvidas e sabendo todas as vantagens que receberá se fechar com você. Para isso, siga as dicas:

1. Atenda corretamente e com tom profissional

Criar uma apresentação é importantíssima durante um atendimento. Informar o nome da empresa, o nome do atendente e seu cargo auxilia ao futuro cliente confirmar o local para o qual ligou, ter proximidade com ela através da pessoa responsável pelo atendimento e em que posição ele está para ajudá-lo. Caso exista opção de telefone celular é sempre bom ter dois aparelhos, um de uso pessoal e outro para atendimento da empresa. Dessa forma, evita utilizar a saudação profissional quando falar com amigos e um “Alô” ao atender um prospect.

2. Aprenda a escutar

Como já mencionado, ao entrar em contato com sua empresa já existe uma intenção de compra. Contudo, essa intenção está diretamente ou indiretamente relacionada a uma necessidade específica do cliente. É preciso escutar atentamente aquilo que está sendo dito ou questionado, de modo a entender exatamente aquilo que o prospect busca, mesmo que nem ele saiba bem o serviço exato que deseja. Evite interrompê-lo e sempre faça pergunta objetivas, evitando as famosas respostas “sim” e “não”. Quanto mais dados você obter, melhores serão seus argumentos de venda.

3. Analise atendimentos anteriores

É comum durante uma venda por telemarketing receptivo surgirem dúvidas em comum em todos os atendimentos, bem como as perguntas que são rotineiras do vendedor para o prospect. Criar uma lista com essas perguntas realizadas é uma ótima forma de deixar suas respostas ainda mais completas, evitando reclamações por falta de informações por parte do vendedor durante o processo de venda. Alguns exemplos são as formas de pagamento disponíveis, informações técnicas de produtos e serviços, horários de funcionamento, suporte, garantias, entre outros.

4. Tenha foco em conversão

Uma conversa com outro ser humano é sempre um desafio. Enquanto alguns buscam informações mais rápidas e precisas, outros buscam conversas longas e detalhadas, contextualizando suas necessidades para só então dizer exatamente o que busca. É preciso ter empatia e foco para sempre direcionar a conversa para benefícios na compra do produto ou serviço procurado pelo cliente. Fugir do assunto principal da conversa pode atrapalhar o processo de convencimento.

Tem dúvidas sobre como fazer telemarketing ativo ou receptivo na sua empresa? Deixa nos comentários e teremos o prazer de ajudá-lo. Mas se o seu interesse é terceirizar estes serviços e garantir o máximo de resultados para o seu negócio, ficamos à disposição. Entre em contato conosco pelos telefones (85) 3194.4300 e (11) 3192.0090 e solicite um orçamento!

Comments (12)

  1. EDINEUZA PANTOJA
    fev 02, 2015 at 5:14 pm

    BOA TARDE! GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA FAZER UM ORÇAMENTO COM VOCÊS,TENHO UMA EMPRESA DE EMPRÉSTIMO CONSIGUI NADO E FAZEMOS TRABALHO DE TELEMARKETING OFERECENDO NOSSOS SERVIÇOS E GOSTARIA DE ALGUMAS DE DICAS OU ATE MESMO UM CURSO PRA RECRUTAR OS MEUS FUNCIONÁRIOS PARA PODEMOS FAZER UM TRABALHO MELHOR COM OS NOSSOS CLIENTES.GUARDO O RETORNO DE VOCÊS ATENCIOSAMENTE MONEY CRED FINANCEIRA

  2. Rosangela
    set 23, 2015 at 4:37 pm

    gostaria de saber,dicas importantes,de como atender um cliente,nervoso,obrigada?

    • Vector Contact Center
      set 25, 2015 at 1:05 pm

      Olá, Rosangela. Temos um post sobre este assunto. Esperamos que possa ajudá-la: http://owl.li/SFDXQ =)

  3. Taina
    out 17, 2015 at 9:50 pm

    Tenho sempre um atendente que liga sempre querendo a gravação de todos os protocolos e ele liga o dia todo sendo que quando vou atender ele sempre age com ignorância dizendo que eu to mentindo para ele é nunca deixa eu fazer o atendimento sempre arrogante pode ser errado eu perder a paciência mas sempre respiro e deixo wle falar o que faço para atendelo melhor ja que ele nunca deixa eu falar e perco foco no atendimento

    • Vector Contact Center
      out 20, 2015 at 9:29 am

      Taina, é importante que nesse tipo de situação você converse com seu supervisor ou alguém da gestão para explicar a situação. Assim você se reguarda como profissional e a empresa poderá analisar esse problema a fim de encontrar uma solução adequada. =)

  4. Maycon Tienga
    jan 02, 2016 at 7:56 pm

    Gostei muito das dicas.

  5. clisangela pereira
    jan 04, 2016 at 12:58 pm

    gostei

  6. PAULO ARAUJO
    fev 03, 2016 at 12:52 pm

    FANTASTICO, APRENDIZADO NUNCA É DIMAIS E SABER NÃO ACUMULA CONHECIMENTO MAS PRATICAS E AÇÃO ACUMULA CONHECIMENTO E RESULTADO.

  7. Monalisa
    abr 29, 2016 at 10:34 am

    Quais argumentações eu posso fazer para o cliente aceitar o meu produto?

    • Vector Contact Center
      jun 03, 2016 at 4:27 pm

      Monalisa, conhecer bem seu produto e entender como ele realmente pode ajudar seu cliente é um fator importante. Além de mostrar a necessidade do seu produto, você precisa transmitir segurança sobre porque ele é o melhor.

  8. Patricia
    out 24, 2016 at 6:01 pm

    Boa tarde, tenho uma dúvida, eu trabalho no setor receptivo da vivo, e vira e mexe eles fazem ameaças de advertência quando não ofertamos produtos, mesmo sendo receptivo eu tenho obrigação de oferta produtos para vendo ou qualquer outra coisa? É correto a forma que eles agem?

  9. MARIA DE FATIMA MONTEIRO COELHO
    nov 01, 2016 at 1:26 pm

    GOSTARIA DE RECEBER UM SCRIPT PARA VENDA DE CURSO TÉCNICO MOSTRANDO PARA O ALUNO A IMPORTÂNCIA DE SUA CAPACITAÇÃO NO MERCA DO DE TRABALHO

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