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Dicas para motivar a si mesmo e à sua equipe – parte 1

Dicas para motivar a si mesmo e à sua equipe – parte 1

Um bom líder deve saber motivar a sua equipe, pois ele é um exemplo a ser seguido. A motivação surge quando se cria um ambiente propicio para que ela exista. Contudo só o conseguirá se for uma pessoa motivada, senão pode soar a falso e ineficaz. Sabe aqueles dias que você se olha no espelho e não gosta do que vê? Isso é estar desmotivado. Agora imagina ter de falar para os demais fazerem algo que você mesmo não consegue. É complicado, não é? Vale lembrar que uma pessoa desmotivada pode contagiar os outros também ficarem também.  Aqui daremos algumas preciosas dicas de como motivar a si mesmo e a sua equipe. Pronto?

Tenha metas de vida e as escreva. Isso mesmo, ponha-as no papel. A diferença entre o desejo e a meta é que a última está no papel e possui um prazo para ser realizado. Possuir metas é importante para que tenhamos algo que nos norteie. Muitas vezes, ficamos desmotivados pelo simples fato de não termos algo a que nos direcionar. Embora seja um pouco assustador possuir metas e projetos de futuro, é preciso que você lute por eles, afinal ninguém irá busca-los por você.

Tenha confiança em si mesmo sem medo de se arriscar. É muito importante superar os medos e inseguranças para se possuir sucesso profissional. Algo muito importante para um líder é lembrar que, quando se confia em si mesmo, os outros também confiarão. A autoconfiança é contagiante. Cultive-a em tudo o que faz e será bem mais bem-sucedido.

Cultive os bons sonhos para que acorde bem. Estudos mostram que o último pensamento antes de dormir tem predominância nos nossos sonhos. Quem nunca teve o dia estragado porque acordou de manhã se sentindo mal por causa daquele sonho ruim? Antes de dormir, pense em coisas boas, nada de filmes violentos ou pensamentos negativos. Deite-se na cama e relaxe, pense em coisas positivas e enriquecedoras. A forma como você vai dormir influencia muito em como acordará e, consequentemente, no nosso dia.

Faça do ambiente de trabalho um lugar harmônico e propício para o trabalho em equipe. Incentive a descontração, a cooperação e a confiança. Nada melhor do que trabalhar em um local que você se sente bem e pode abstrair os problemas. Quando concluir um projeto, comemore com os seus colaboradores, até faça uma festa. Esses eventos são ótimos para incentivar a união e a harmonia.

Uma característica importante em um bom gestor é ele ser um bom ouvinte. Crie um canal de comunicação entre os seus colaboradores, escute o que eles têm a dizer e mostre-se sempre aberto. Tais feedbacks são importantes para a autoestima da equipe. Liderar é mais do que dizer o que fazer e coordenar, é observar de perto e saber o que está acontecendo. Se não houver essa comunicação, de nada adianta culpar os liderados. Mantenha em mente a importância de se comunicar em uma empresa.

O que achou das dicas de hoje? Fique atento que logo haverá mais.

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